Um bom ouvinte — quem será? É provável que você reconheça em sua roda social aqueles que são e aqueles que não são. Mas que dizer se fosse perguntado a eles se você é um bom ouvinte? — É muito comum nos enganarmos quanto a isso. Veja alguns motivos.
mais do que educado
Podemos ser gentis com outros mas manifestar isso apenas externamente. Enquanto o outro fala nós ouvimos, mas nossa mente pensa longe, talvez no fato de que “vou me atrasar se eu não sair logo daqui”
Ser um bom ouvinte não é apenas uma questão de educação.
Sim, algumas pessoas falam demais. Mas o ponto é que embora a educação nos permita dar atenção aos olhos de quem nos fala, isso não nos impede de não ouvir absolutamente nada do que foi dito porque nossa mente estava mais ocupada com outra coisa.
Um Bom ouvinte de fato
Quando alguém fala você escuta palavras, mas como bom ouvinte você vai além e escutar a mensagem por de trás das palavras. Percebe as brincadeiras, as ironias e as irritações ainda que as palavras não as tenham dito. Perceber essas coisas ajuda a evitar desentendimentos discutindo sobre o que foi falado em vez de se concentrar em por que foi falado. Ajuda essencialmente na forma como você vai responder à pessoa.
Ser bom ouvinte ajuda em muitas áreas, mas é no campo pessoal que você deve valorizar mais, porque é isso o que tem real valor na parte final de nossas vidas. Ouvir com interesse é mais do que usar os ouvidos. Inclui usar os olhos e a mente. Não se “desligue” da conversa por isolar a mente do momento. O seu interesse no bem-estar da pessoa torna o ouvir mais natural e menos esforçado. Além disso, a pessoa que fala percebe que você de fato é o amigo certo para as horas incertas.
[…] sem seus argumentos, mas você entra no carro da pessoa, pensa como ela, mostra empatia, é um bom ouvinte. Convence ela a parar o carro, ou quando não for possível, mudar a direção. Mas a todo o […]